Todos somos compradores, uma vez que somos consumidores e vamos aos estabelecimentos comerciais para adquirir os produtos que nos interessa. O processo de compra pessoal deve funcionar igualmente ao de uma empresa, isto é:
 -Devemos, antes de fechar uma compra, verificar o preço do produto em diversos lugares, para podermos comparar. Nunca devemos comprar sem ter pelo menos uma base se o que estamos pagando, pelo produto, é justo. A internet é uma grande fonte de pesquisa e pode nos munir de informações para uma boa negociação. A troca de fornecedor é completamente normal e desta forma devemos comprar onde tivermos as melhores condições. Também devemos ficar atentos, pois nem sempre é vantajoso comprar tudo, o que necessitamos,  de um  mesmo fornecedor.
- Devemos,  sempre,  negociar ,  pois muitas vezes podemos reduzir o preço ou obter condições melhores de pagamento. É normal que um vendedor esteja pronto para uma negociação, mas devemos tomar o cuidado de também estarmos preparados e munidos de informações, para que possamos ter argumentos na negociação. Normalmente vendedores são preparados com técnicas de venda.
- Outro item que devemos estar atentos é para a qualidade do produto. Nunca podemos abrir mão da qualidade, pois podemos ser surpresos e tornar o custo final mais alto. Devemos sempre exigir garantias e estar munidos de documentos que nos respaldem s for necessário uma reclamação.
- Outro item não menos importante é a entrega. Quando compramos, um produto, é porque estamos necessitando ou no caso pessoal, queremos ter uma satisfação. Desta forma é imprescindível que o prazo de entrega seja cumprido, pois caso contrário haverá uma frustração ou até um prejuízo. É importante que fique registrado, pelo fornecedor, o seu compromisso de entrega para não criar dúvidas futuras.
- Devemos, ainda, exigir que nossos fornecedores sejam éticos, que cumpram com suas obrigações legais e sociais e não devemos admitir, em hipótese alguma, a corrupção, pois devemos dar o exemplo e cobrar esta mesma atitude dos outros.
- Monitoramento de preço como também acompanhamento de nossos fornecedores é outro item importante, mas discutiremos em outro artigo.
Autor: JRMarçal