O monitoramento dos preços pagos, aos fornecedores, é uma atividade muito importante dos compradores. É normal que após o desenvolvimento de um novo fornecedor, com preços mais competitivos e qualidade aprovada, que o comprador passe a priorizar este fornecedor, na colocação de novos pedidos, mas muitas vezes, esquece-se de verificar se os preços continuam a ser competitivos com o passar do tempo. Este problema acontece, principalmente, com contratos de fornecimento, de longo prazo, mesmo de serviços, como também, com materiais que o comprador da preferência, a um determinado fornecedor, por solicitação da produção.
O procedimento correto, para estes casos, é o comprador manter um registro da evolução dos preços de mercado, fazendo cotações frequentes, até mesmo internacionais, pois talvez esteja no momento de passar a importar um determinado produto, em função dos aumentos praticados pelo mercado interno. Neste momento o comprador deve pedir auxílio ao especialista em comércio exterior, pois envolvem custos de internação e variações de moeda, que devem ser levados em consideração.
Quando se observa que o preço pago, por um produto ou serviço, está acima da média do mercado, o fornecedor deve ser chamado para uma renegociação. Normalmente, nos contratos de longo prazo, existem cláusulas de atualização de preços e desta forma as empresas devem, também, se precaver e incluir cláusulas que permitam a renegociação. É importante ressaltar que um contrato de longo prazo deve ser vantajoso para ambas as partes, pois caso contrário tende a ser cancelado.
Outro fator que deve ser considerado, no monitoramento de preços, é a inflação do período. Este é um argumento que o comprador deve utilizar, quando o fornecedor quer repassar aumentos excessivos.
Autor: JRMarçal