Enterprise Resources planning (ERP), que em português significa  “Planejamento dos Recursos da Empresa”,  é um sistema de gestão que  integra todos os departamentos e processos da uma empresa. Normalmente tem banco de dados único, com atualização em tempo real ou bem próximo disto, performance consistente, e os mais modernos, trabalham em um ambiente amigável, que facilita o dia a dia do usuário e aumenta sua produtividade.
Construído em módulos, de modo geral abrange as seguintes áreas:

Cadeia de suprimentos:   Planejamento de necessidades,   compras,  estoques, validade de materiais, expedição, etc.
Manufatura:   Lista de materiais por produto, processo de produção, ordens de produção, capacidade, planejamento,  projetos,  manutenção, qualidade,  etc.
Recursos Humanos:   Recrutamento, treinamento, folha de pagamentos, benefícios,etc.
Contabilidade e custos:   Orçamento anual,  previsões, custo standard, custo real, etc.
Financeiro:    Contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, consolidação de resultado, etc.
Gerenciamento de projetos:    planejamento, recurso, custo, controle, etc.
Serviços: planejamento, controle, etc.
Pode trabalhar com várias fábricas e almoxarifados na mesma plataforma, dá uma visão geral de todos os recursos, como também facilita a troca de informações, possibilitando, sempre, a utilização das melhores práticas.
Se bem utilizado, o sistema deve promover um aumento da produtividade, melhoria na qualidade e eficiência do negócio, facilidade de gerenciamento, velocidade da informação, redução de custos, redução de estoques, melhoria nos prazos, melhoria na organização dos estoques, melhoria na qualidade, redução de perdas, etc.
Para que possa funcionar bem, é necessário um bom planejamento de implantação, treinamento de toda a empresa, disciplina de todos os usuários e confiabilidade nas informações inseridas no sistema.
Há diversos sistemas disponíveis no mercado, tais como: SAP, Oracle, Datasul, Microsiga, Starsoft e outros.
By: JRMarçal