A construção de um túnel submerso interligando os municípios de Santos e Guarujá é uma obra cuja discussão teve início em 2011, quando o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Santos aprovou uma proposta de traçado em sua reunião de 20 de junho daquele ano.
O empreendimento teria início no final da Via Anchieta, na região do Saboó, em Santos, e sua desembocadura seria na lateral da Ilha do Barnabé (no lado continental de Santos), interligando-se com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e integrando um mini-anel rodoviário.
A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) entendem que essa é a melhor solução porque seu impacto positivo seria agregado ao projeto, em estudo, da terceira via de acesso à Baixada Santista, que desembocará na Rodovia Cônego Domênico Randoni, minimizando os impactos do fluxo de caminhões nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão e justificando, ainda mais, o caráter metropolitano dessa interligação. A alternativa foi aprovada pelo CAP, com abstenção do representante do Governo do Estado de São Paulo.
O Governo do Estado de São Paulo apresentou uma proposta que ainda não foi aprovada pela SEP e pela Codesp. O traçado previsto nessa proposta passa pelo Cais de Outeirinhos, que teve sua primeira etapa de expansão concluída em maio pelo Governo Federal, com a construção de 511 metros de cais.
Foram investidos R$155 milhões até o momento. O valor total da obra é de R$ 274 milhões. A segunda etapa contempla a construção de mais 770 metros de cais, totalizando 1.282 metros, a fim de otimizar a atracação de embarcações de grande porte. A obra também cortaria a Perimetral, as vias férreas e a área interna do porto, comprometendo o tráfego até o Corredor de Exportação de grãos.
Foram solicitadas alternativas possíveis de traçado, diferentes do desenho
A Dersa comparou a proposta atual com duas outras alternativas nas imediações, bem como encaminhou, na última sexta-feira (16 de maio), os estudos dos impactos operacionais que a obra trará para o Porto de Santos. O projeto está em análise pela área técnica da Codesp e, portanto, não há que se falar, no momento, em demolição de trechos do cais do porto e nem de interdição do trânsito aquaviário, rodoviário ou ferroviário."