A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) estima que as mais de 80 empresas brasileiras inscritas para participar da feira devem fechar US$ 1,4 bilhão em negócios durante o evento e nos 12 meses seguintes – valor que supera a receita de US$ 1,1 bilhão em vendas concretizadas na edição anterior, em 2013.
A edição 2015 da Anuga será realizada, entre 10 e 14 de outubro, na cidade de Colônia, Alemanha. O evento bienal é uma referência mundial para negócios envolvendo as indústrias de alimentos e bebidas.
“As pessoas que trabalham com exportação de alimentos e bebidas vão a essa feira para descobrir tendências de mercado, seja em embalagens ou produtos”, comenta Christiano Braga, gerente de Exportação da Apex.
Braga explica que o Brasil se destaca em diversos segmentos do setor de alimentos e bebidas. “É um país com uma diversidade muito grande. Há desde o pão de queijo até produtos em grande escala, como a carne."
Segundo o gerente da Apex, o cenário de desaceleração econômica que afeta vários países atualmente não deverá prejudicar o fechamento de negócios durante a feira. “É um setor que funciona bem, independentemente da crise, mesmo o dos alimentos mais finos. E você tem aí um câmbio que, de certa forma, favorece”, afirmou.
Quando a moeda norte-americana está valorizada, os produtos brasileiros ficam mais baratos no exterior e as exportações são favorecidas.
As empresas que participarão da Anuga ficarão distribuídas em pavilhões de acordo com os tipos de produtos: lácteos, bebidas, alimentos e carnes. Segundo a Apex, dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) mostram que o Brasil exportou US$ 96,7 bilhões em produtos do agronegócio em 2014. O valor representa 42,9% dos US$ 225,1 bilhões exportados no ano passado. Também segundo informações do Mdic, o país exportou US$ 24,1 bilhões em produtos alimentícios em 2014, o equivalente a 10,72% do total vendido no período.
Fonte: Portal Brasil