Fonte: Blog dos Correios
No início da noite desta sexta-feira (13), os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia e Bauru (SP) encerraram a paralisação aceitando a proposta oferecida pelos Correios: 8% de reajuste nos salários (reposição integral da inflação do período, de 6,27%, e aumento real de 1,7%) e 6,27% de reajuste em todos os benefícios. Além disso, a proposta contempla pagamento de vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro; e Vale-Cultura, dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo Governo Federal.
A fim de retomar o mais breve possível a normalidade dos serviços, em benefício da população brasileira, os Correios protocolaram ação de dissídio de greve junto ao Tribunal Superior do Trabalho para aqueles sindicatos que não aceitaram a proposta e mantiveram a paralisação.
Conforme informado aos sindicatos de Bauru, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins e à Fentect – Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios nas mesas de negociação na quinta-feira (12), a manutenção da proposta está condicionada à retomada das atividades e a não realização de novas paralisações.
A estimativa da empresa é normalizar as entregas nos locais que encerraram a paralisação até a próxima segunda-feira (16), já que haverá mutirão no final de semana.