A experiência tem mostrado que a utilização das 7 etapas, na criação de uma estratégia de compras, ainda é o melhor caminho. Desenvolvido em 2001 e hoje já com algumas alterações, este processo tem resistido ao tempo e seu principal objetivo é economizar dinheiro no momento da compra, mas também é possível obter outras melhorias, como: melhoria no processo de aquisição, melhoria na performance do fornecedor, como também minimizar o risco de desabastecimento.


1ª etapa - Categorização

Faça uma categorização de todos os materiais consumidos, levando-se em consideração, tipos, tamanhos ou outro detalhe que considerado relevante. Se necessário, faça também uma sub-categorização. Entenda tudo sobre cada categoria, isto é: quantidades consumidas, valor envolvido, quem são os usuários e onde eles estão localizados. Quem está envolvido em toda a cadeia de suprimentos e qual é o processo utilizado. Todos os dados devem ser armazenados com o máximo de detalhes possível.

2ª etapa – Análise do Mercado

Faça uma análise de todos os fornecedores disponíveis no mercado, tanto local como internacional, entendendo quem são os principais. Identificar fornecedores alternativos como também potenciais, analisando os riscos e as oportunidades, de cada um. Levar em consideração os preços, a logística, os custos e outras variáveis envolvidas. Analise as tendências de mercado para os principais produtos, pois em muitos casos a estratégia tradicional de abastecimento funciona muito bem.

3ª etapa – Desenvolver estratégia

Decidir onde comprar, minimizando riscos e custos é a forma de definir uma estratégia de abastecimento. A combinação dos dados apurados nas etapas anteriores irá fornecer informações suficientes para se desenvolver uma boa estratégia, mas para cada categoria esta estratégia poderá ser diferente, dependendo de:
- Competitividade de cada mercado, isto é, com as informações dos fornecedores, pode-se formar uma visão geral do mercado e avaliar a possibilidades de redução de custos na utilização de fornecedores alternativos.
- Flexibilidade e suporte da organização e usuários, pois de forma geral redução de custos é sempre bem vinda e faz parte dos principais objetivos, mas isto não quer dizer que possa haver redução de qualidade nos produtos ou serviços, que os fornecedores atuais devam ser trocados, como também iniciar um processo de reclamações, comprometimento nas entregas e no nível de serviço aos clientes. O engajamento de toda a organização para suportar a estratégia é muito importante e desta forma todos devem ser informados dos benefícios e riscos envolvidos.
- Alternativas existentes para uma base de fornecimento já competitiva. Se os atuais fornecedores já são competitivos, é possível aproveitar as forças existentes para melhorar, o preço, condições comerciais e especificações até que uma nova alternativa apareça. Caso esta alternativa não seja possível, um programa colaborativo pode ser implementado para que se tenha benefícios em toda a cadeia, tais como: produtividade, volume e complexidade.

4ª etapa – Selecionar o processo de compras

O processo mais comum ainda é a solicitação de cotação, (Request for Quotation - RFQ, em inglês), onde deve constar as especificações do produto, prazos requeridos, condições financeiras e legais, opcionalmente, pode-se informar os critérios de avaliação e quando disponível, também deve ser fornecido o código de conduta do fornecedor. Esta RFQ deve ser enviada a todos os fornecedores pré-selecionados e também fornecido um prazo para devolução da cotação, tomando-se o cuidado de dar um tempo, suficiente, para que o fornecedor possa responder.

5ª etapa – Negociar e selecionar fornecedores

Este é o momento de se aplicar os critérios de avaliação. Se necessário for, deve-se pedir maiores esclarecimentos, ao fornecedor, pelas informações prestadas. As negociações devem ser conduzidas com vários fornecedores e posteriormente deve ser estreitada para poucos finalistas. Os resultados devem ser comparados em termos de valor total, custos de implantação e condições comerciais. Os usuários finais podem ser envolvidos no processo final de seleção e os executivos da empresa devem ter informações suficientes para dar aprovação final no processo como também estarem preparados para argumentações de fornecedores não selecionados.

6ª etapa – Implementar e integrar

Notificar os fornecedores selecionados, informando-os que eles estão envolvidos no processo, convidando-os a participar do processo de implantação. Os planos de implementação irão variar de acordo com as alterações necessárias em cada fornecedor. Para os fornecedores, já ativos, o plano de comunicação deve incluir qualquer  alteração de especificação, melhoria de prazo e  preço. Estas alterações também devem ser comunicadas aos usuários e os benefícios vindos do processo, devem ser comunicados e reconhecidos pela organização. Para o novos fornecedores, a comunicação deve ser planejada e gerenciada de forma a permitir uma transição sem traumas para a organização. Todos os envolvidos, dentro da organização, devem ser comunicados e a performance do novo fornecedor deve ser avaliada, principalmente nos primeiros fornecimentos ou no caso de prestador de serviço contínuo, as sua primeiras semanas de trabalho. Esta avaliação deve permitir saber se o serviço prestado ou se o material fornecido, no mínimo, atende ou se supera o que era esperado. Deve-se ter consciência que este é um período sensível para a organização e que todas as precauções devem ser tomadas e que deve-se estar atendo para fazer correções quando necessário.

7ª etapa – Benchmarking e monitoramento

Este é um ponto chave de gerenciamento do processo, pois neste ponto reinicia-se o processo, isto é, nada é para sempre. Deve-se acompanhar os resultados, estar sempre atendo às movimentações do mercado, fazer comparações com outras plantas da empresa, ter certeza que o que foi planejado está sendo executado e que o valor esperado está sendo atingido.


Dentro de todo este processo de criação de uma estratégia de abastecimento, é muito importante que se tenha todos os registros, de forma que toda a experiência, adquirida, seja utilizada em outras categorias. É importante, também, que este processo seja conduzido por um grupo de compradores de forma que possa aproveitar toda a experiência e sinergia do grupo. 

by JRMarçal