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O Problema continua. Excesso de caminhões no Porto de Santos causa transtorno.

A Secretaria de Portos (SEP) e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) identificaram os motivos que causaram lentidão no trânsito das vias de acesso ao Porto de Santos nesta terça-feira (18). O grande número de caminhões sem agendamento, ou fora da janela de horário, e um grande número de veículos direcionados para o Distrito Industrial da Alamoa (fora do Porto Organizado) motivaram os transtornos observados no trânsito da região.
Segundo o Diretor de diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da SEP, Luis Claudio Santana Montenegro, o Porto de Santos tem capacidade para absorver todo o volume da safra. “O problema é a desorganização verificada no fluxo de caminhões”,  garantiu Montenegro.
O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, destacou que o fluxo de caminhões entre segunda-feira, dia 17 e e terça-feira, dia 18, foi acima do normal.
“Conseguimos identificar caminhões não agendados ou que se adiantaram por cerca de dois dias”, disse. O presidente também lembrou que os veículos com destino ao distrito industrial da Alamoa, que não estão sujeitos ao agendamento por estarem fora da área do porto organizado, também contribuíram para a lentidão no trânsito.“O acesso dos caminhões na Alamoa colaborou com o movimento e levou fila para a Via Anchieta”.
Montenegro elogiou as prefeituras da região e disse esperar que sejam tomadas medidas para melhorar o tráfego na Baixada Santista.  “É um esforço amplo que envolve vários entes de governo, das três esferas, federal, estadual e municipal, com o propósito de organizar a chegada dos caminhões”, disse o diretor.
Autuações
 “A orientação de Governo é punir quem achar que pode descumprir regra”, afirmou Montenegro .  Ele informou que os casos que trouxeram dificuldades serão verificados. “Os relatórios serão analisados, e os terminais que descumpriam as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) serão punidos”, disse.
Renato Barco disse estar confiante de que o agendamento será eficiente para a redução dos problemas de trânsito. Ele recordou que no segundo semestre de 2013, o Porto de Santos bateu recordes de movimentação sem grandes transtornos no tráfego. “Tivemos problemas no ano passado no primeiro semestre, quando o Porto de Santos movimentou em média oito milhões de toneladas por mês; já em agosto foram quase onze milhões e meio de toneladas sem qualquer transtorno”.
O representante da SEP finalizou afirmando o empenho do Governo para que a chegada da safra seja organizada. “É um processo de mudança cultural, que não acontece da noite para o dia e o Governo está trabalhando para que isto aconteça no menor tempo possível”, completou.
Fonte: Secretaria Especial dos Portos

Cuidado com falso e-mail em nome dos Correios.

Os Correios alertaram, nesta sexta-feira (14), que está em circulação um falso e-mail – cujo remetente seria a assessoria de imprensa da empresa (imprensa@correios.com.br) –, que pode conter vírus ou agentes maliciosos.
Caso o usuário receba alguma mensagem deste endereço fornecendo link para rastrear a chegada de uma encomenda, deve apagá-la imediatamente. Isto deve ser feito também com qualquer outro e-mail enviado em nome dos Correios com indicação de encomendas a serem retiradas e links para orientações.
“Ressaltamos que uma característica desses falsos e-mails é sempre informar que há uma encomenda, carta ou telegrama para entrega, indicando um link e solicitando que o usuário clique para obter mais informações. O usuário nunca deve acessar tais links, pois é por meio deles que os vírus e códigos maliciosos se instalam nos computadores” avisa a estatal.
Mais informações no site dos Correios, na seção de aviso sobre falsos e-mails: http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/falso_email.cfm
Fonte: Portal Brasil

Como está a Greve dos Correios?


O ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou nesta sexta (07), liminarmente, que pelo menos 40% dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em greve desde o dia 29 de janeiro, devem permanecer em atividade em cada uma das unidades da empresa.

Vitral fixou multa diária de R$ 50 mil, a ser paga pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, em caso de descumprimento da decisão, mas atendeu apenas parcialmente ao pedido liminar interposto pela ECT, que queria permanência mínima de 80% do pessoal no trabalho.

De acordo com o ministro, a paralisação dos Correios "põe em risco necessidades inadiáveis da população", justificando a intervenção do Poder Judiciário "para harmonizar o exercício legítimo do direito de greve e o atendimento da população".

O ministro salientou, no entanto, que não se justificava a suspensão total da greve antes do julgamento da ação cautelar ajuizada pela ETC contra a federação. No seu entender, a exigência de 80% em atividade manteria quase que a normalidade na prestação do serviço, o que "frustraria o exercício do direito fundamental dos empregados à greve". Não há definição, ainda, sobre a data de julgamento da ação cautelar pelo TST.
Os Correios dizem que 95% dos funcionários não pararam de trabalhar e todos os serviços estão funcionando, com exceção de entregas com hora marcada em algumas localidades. A assessoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas e Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) explicou que em algumas localidades, sobretudo entre os carteiros, a adesão chega a 40%. Segundo a federação, a decisão judicial deve ser comemorada, uma vez que a posição do TST mostra “o reconhecimento de que a greve é legal”.

O desentendimento vem desde abril do ano passado, quando foi criado o Postal Saúde, caixa de assistência que, de acordo com a Fentect, representa a privatização do convênio médico, o Correios Saúde. Estimativa da Fentect é que a estrutura do Postal Saúde custe R$ 120 milhões, a serem bancados não pelos Correios, mas pelos empregados.


Os Correios negam essa versão e dizem que o atual plano será mantido. A alteração foi feita na gestão. No entanto, ao contrário do que dizem os trabalhadores, ela não foi terceirizada. A Postal Saúde é "patrocinada e mantida pelos Correios". A estatal também alega que está cumprindo o que foi definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no ano passado, não fazendo alterações no plano de saúde.

Fonte: Agência Brasil

Concurso Internacional de Redação dos Correios

Começa hoje (3) o período para inscrições no 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios. O tema deste ano é "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida". Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino. As inscrições seguem até o dia 17 de março.

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, que pode inscrever no máximo duas cartas para representá-la
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O concurso conta com duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada diretoria regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um tablet e o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV e um troféu. A redação vencedora vai representar o Brasil na etapa internacional. As escolas também recebem os prêmios.

O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU) — entidade que congrega os operadores postais de 192 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
Em 2013, o concurso teve a participação de mais de 3 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Maírla Marina Ferreira Dias, de Pernambuco, foi a vencedora nacional. Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, que tem cinco.

O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios.


Fonte: Agência Brasil

Transpetro seleciona profissionais para mais de 600 vagas

Termina na próxima sexta-feira (31) o prazo para inscrição em dois processos seletivos públicos da Transpetro - braço logístico da Petrobras - a 602 vagas para preenchimento imediato de postos de trabalho e para formação de cadastro de reserva. Os editais estão disponíveis no site da companhia e os salários vão até R$ 9,5 mil.
O primeiro processo seletivo é para 83 vagas imediatas e 185 para cadastro de reserva. As vagas oferecidas vão desde condutor mecânico, auxiliar de saúde e moço de convés até taifeiro. A remuneração mínima é R$ 3.148.
A outra seleção é para segundo-oficial de náutica e segundo-oficial de máquinas. A remuneração básica é R$ 9,5 mil. São 120 vagas imediatas e 84 para cadastro ao cargo de segundo-oficial de náutica e 70 imediatas e 60 de cadastro para segundo-oficial de máquinas.
De acordo com informações da subsidiária, os candidatos admitidos pela Transpetro terão direito a benefícios como auxílio educacional para os dependentes (auxílio-creche ou auxílio-acompanhante, ensino pré-escolar, ensino fundamental e ensino médio e superior), plano de saúde, auxílio-farmácia e até plano de previdência complementar.
As contratações são para atender à demanda interna por profissionais às vagas que estão sendo abertas com o avanço do Programa de Modernização e Expansão da Frota da companhia (Promef), que prevê o recebimento de seis navios e três comboios hidroviários construídos por estaleiros brasileiros em 2014.
As embarcações previstas para 2014 são dois panamax (Anita Garibaldi e Irmã Dulce), dois suezmax (Henrique Dias e outro ainda sem nome) e dois gaseiros, sendo um deles o Oscar Niemeyer, que está em fase de acabamento. Até 2020, a frota passará dos atuais 60 para 110 navios, o que deve abrir novas oportunidades de emprego na empresa.
O Promef impulsionou a indústria naval brasileira, após uma crise de décadas, com investimento de R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários. O país tem, atualmente, a quarta maior carteira mundial de encomendas de navios em geral e a terceira de petroleiros.
Desde a implantação do Promef, os estaleiros brasileiros já entregaram sete navios à Transpetro: os de produtos Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar, construídos pelo Estaleiro Mauá (RJ); e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar, entregues pelo EAS. O panamax Anita Garibaldi, que está na fase de acabamentos, deverá entrar em operação ainda neste ano.