Incertezas de mercado, queda na
demanda, queda de margens provocada pelo aumento da competição, alta dos juros
e aumento da inflação estão pressionando o sistema financeiro e
consequentemente provocando controle de custos nas empresas.
Apesar de todas as melhorias já
executadas, as companhias, diante de tantas limitações, enxergam que ações
devam ser tomadas. Redução de custos, através de compras, passa a ser o foco
das atenções das corporações.
Criar um ambiente favorável a
novas iniciativas que objetivem a redução de custos e despesas, tanto de
materiais e serviços comprados como também de processos, envolvendo o volume do
capital empregado, que possam tornar o produto final mais competitivo, com
consequente aumento da lucratividade é o caminho para a recuperação da
competitividade e do lucro.
Foco de atuação:
- Compras diretas: Matérias primas, embalagens, partes, peças, etc.
- Compras indiretas: Insumos, materiais de manutenção, materiais de escritório, serviços, etc.
- Processos: produção, sistemas informatizados, administração, etc.
Principais formas de se obter economia em compras:
- Novos contratos e novos pedidos: Criar uma boa base para ter uma ótima negociação.
- Renovação de contratos: Oportunidade para rever e definir novas bases.
- Renegociação de contratos existentes: Buscar informações, de mercado, que possam dar base para uma renegociação.
Existem algumas formas de se
obter economia em compras e elas passam por: redução nos preços já praticados,
evitar aumentos desejados pelos fornecedores e alteração nos processos existentes
que possam trazer reduções para a cadeia.
A redução nos preços atuais que, normalmente já são aplicados nas compras
normais e consecutivas devem ser renegociados com os fornecedores, de forma a
se obter um desconto, seja ele por prazo determinado ou uma redução na tabela.
Algumas vezes é possível centralizar as compras em um único fornecedor, usando
o argumento de aumento de volume para obter uma redução no preço. Esta ação
deve ser muito bem avaliada, pois em nenhum momento o abastecimento pode ser
comprometido.
Muitas vezes o fornecedor não está disposto a conceder um desconto, mas
sim já vem acenando com um possível aumento em função de aumentos de custos. Neste
momento o comprador deve agir para evitar o aumento, pois esta ação também se
configura em uma economia, que pode ser, no mínimo, a inflação do período.
Uma troca de fornecedor não deve ser descartada, pois muitas vezes todos
os argumentos já foram utilizados e o seu fornecedor está irredutível. Neste
momento deve-se avaliar se o fornecedor atual perdeu a competitividade. Todos
os cuidados devem ser tomados quando do desenvolvimento de um novo fornecedor. Este
assunto já foi tratado em outro artigo, intitulado “As 7 etapas de uma
estratégia de abastecimento”. Veja: http://www.jrmlogistica.blogspot.com.br/2013/10/as-7-etapas-de-um-processo-de.html
Mudanças de engenharia também
podem reverter em economia e desta forma este departamento deve ser estimulado
a procurar e desenvolver novas alternativas de materiais e processos que possam
reverter em redução de custos. Todos os processos e procedimentos devem ser
verificados e questionados, pois a práticas ora utilizadas podem já não serem
as melhores e desta forma reduções de custo podem ser encontradas.
O capital empregado e o orçamento serão impactados com as ações advindas
de toda esta sistemática e ainda estimulada por negociações no prazo de
pagamento das compras. Com certeza os financeiros ficarão muito satisfeitos, pois
toda liberação de caixa é sempre bem vinda. Reduções preço ou mesmo aumentos de
preço evitados, em comparação com o orçamento, irão gerar recursos para
realocação.
By: JRMarçal
By: JRMarçal