Foi inaugurada, nesta quarta-feira (22) em Piracicaba (SP), a Unidade de Produção de Etanol 2G da Raízen, empresa de energia, que possui capacidade de produção de 42 milhões de litros, por ano, de etanol 2G, combustível que emite 15 vezes menos dióxido de carbono se comparado ao comum. O etanol de segunda geração é obtido a partir do reaproveitamento do bagaço da cana e produz energia limpa e renovável.
O etanol 2G é uma conquista para o Brasil e a Raízen está na vanguarda da produção de etanol . O projeto obteve 90% de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que aportou R$ 207,7 milhões. A seleção foi feita pelo programa Inova Empresa, parte do Plano Nacional de Apoio à Inovação Tecnológica e Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico.
Liderança internacional
O etanol 2G fortalece a posição do Brasil como liderança no uso de fontes renováveis na matriz energética e qualifica o país, ainda mais, nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, quando da participação do Brasil na COP 21, a conferência do clima que ocorrerá em Paris no final do ano.
Fonte: Portal Brasil