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Correios - envio automático de encomendas

Nesta quinta-feira (3), os Correios apresentaram um terminal de autoatendimento para envio e recebimento de encomendas. O autosserviço possibilita que os clientes retirem suas encomendas utilizando duas senhas previamente enviadas por SMS ou e-mail. Além das senhas, poderá ser solicitada assinatura eletrônica do cliente. Os terminais também possuem câmara frontal, o que traz mais segurança na hora da transação.

Outro grande diferencial do serviço é o horário estendido — em Brasília, por exemplo, o funcionamento será das 7h às 21h. Ao todo, os Correios irão instalar 22 terminais de autoatendimento nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP). O equipamento estará acessível não apenas nas unidades dos Correios, mas em locais de grande movimentação pública, tais como estações de metrô e shoppings.
O novo serviço foi o destaque na inauguração da agência conceito dos Correios em Brasília/DF. A unidade de 430 metros quadrados decorre da reforma da unidade do Setor Hoteleiro Sul e recebeu nova ambientação, de visual mais moderno, com áreas exclusivas de atendimento e itens que levam em conta a sustentabilidade ambiental, como torneiras que economizam água e móveis produzidos com madeira certificada.
“O autoatendimento e a agência conceito integram um processo mais amplo, de revitalização e reposicionamento dos Correios na economia nacional. Usaremos essa primeira agência conceito como um laboratório: será um centro de atendimento de excelência, no qual também verificaremos quais novos produtos podem ser oferecidos para a população”, destacou o presidente Wagner Pinheiro. Além do terminal de autosserviço, a unidade conceito conta com área negocial, conexão wi-fi para uso dos clientes e todos os serviços convencionais dos Correios, incluindo o Banco Postal.

Fonte: Correios

IPI REDUZIDO PARA AUTOMÓVEIS>

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem (30), a manutenção, até dezembro, das tarifas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. Segundo o ministro, o objetivo da medida é fazer com que o setor se recupere da queda nas vendas observada nos últimos meses. A permanência da desoneração está vinculada a um compromisso do setor em não cortar empregos.

“A avaliação é que as vendas foram mais fracas em função de uma série de motivos, entre os quais a diminuição do crédito e também, no período mais atual, a questão da Copa [do Mundo], com menos dias úteis no período”, ressaltou o ministro, ao explicar as razões da queda na venda de veículos. A estimativa é que a desoneração implique renúncia fiscal de R$ 1,6 bilhão.

Para carros até mil cilindradas, a alíquota permanece em 3%. A previsão era que o IPI para esse ipo de veículo voltasse amanhã (1º) ao patamar de 7%, anterior à redução. Os automóveis entre mil e 2 mil cilindradas, bicombustíveis, continuaram tributados em 9%. Antes da redução, a alíquota da categoria era 11%.
Para o presidente da Associação Nacional da Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, a medida ajudará a impulsionar as vendas nos próximos meses. “Eu tenho a convicção de que, com a manutenção da alíquota, teremos um segundo semestre melhor do que o primeiro”, disse ele.

Moan lembrou que, com a elevação das vendas, o impacto na arrecadação do governo federal deverá ser menor do que o previsto. “Esse pressuposto de perda de arrecadação é se as vendas forem mantidas. Mas, com certeza, com aumento do IPI, as vendas seriam menores do que a projeção que nós temos”, acrescentou.
Segundo balanço da Anfavea, de janeiro a maio deste ano, as vendas de automóveis caíram 8,3% em comparação com o mesmo período de 2013. Foram vendidos 1,002 milhão de unidades nos primeiros cinco meses do ano, contra 1,092 milhão no mesmo período do ano passado.

A produção de automóveis caiu, de acordo com a Anfavea, 14,5% no acumulado dos primeiros cinco meses do ano. Foram fabricados 1,153 milhão de unidades de janeiro a maio de 2013, contra 990 mil no mesmo período deste ano. Em maio, a produção caiu 20% em comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 202 mil automóveis.

Fonte: Agência Brasil

Sede da abertura, São Paulo aposta no transporte sobre trilhos.



O Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo aposta na utilização de transporte coletivo, principalmente os sistemas de trem e de metrô, para transportar os cerca de 60 mil torcedores que a Arena Corinthians receberá em cada um dos seis jogos da Copa do Mundo que irá sediar. Em 12 de junho, o estádio será palco de Brasil e Croácia para a partida inaugural da Copa. Outros cinco confrontos, incluindo uma das partidas da fase semifinal, terão o estádio como palco.
A orientação é para que os torcedores utilizem linha de ônibus regulares e expressas, redes de metrô e de trem para fazer todo o trajeto de chegada e saída do estádio. Um perímetro será criado pela organização que impedirá a circulação de automóveis particulares nas imediações dos estádios.
Outra recomendação da organização é que os torcedores se baseiem no setor de estádio em que detiverem ingresso para fazer a opção pelo meio de transporte e pela estação de destino. Torcedores com bilhetes para os setores oeste e sul são orientados e desembarcar na estação Arthur Alvim da Linha 3-Vermelha. Quem tiver com seu bilhete indicando os setores leste ou norte, deve preferir os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e descer na estação Corinthians-Itaquera da Linha 11-Coral. As duas estações ficam a uma distância equivalente do estádio, de cerca de 600 metros. Orientadores ajudarão os torcedores a definir o melhor caminho.
Para atender aos turistas que desembarcam no Aeroporto de São Paulo - Congonhas, foi criada a linha de ônibus 609J/10 Aeroporto > estação São Judas do Metrô (Linha 1-Azul). Ao chegar na estação São Judas, o usuário deverá embarcar sentido Tucuruvi para fazer a conexão com a Linha 3-Vermelha do Metrô na estação Sé.
Na primeira semana de junho, os metroviários de São Paulo entraram em greve e o serviço de transporte sobre trilhos funcionou parcialmente Apesar de a greve ter sido suspensa no dia 10 de junho, os metroviários iriam realizar uma nova assembleia (não realizada até a publicação desta notícia) para decidir se haveria ou não uma nova paralisação no dia 12 de junho, data do primeiro jogo na Arena Corinthians. 
As linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não sofreram qualquer interrupção por conta da greve dos metroviários. Para mais informações sobre a operação das linhas de metrô, acesse o site do Metrô SP
Bloqueio
Nos dias dos seis jogos sediados em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promoverá 26 bloqueios operacionais em vias no entorno da Arena Corinthians, em que haverá restrição para circulação de automóveis particulares e estacionamento. As vias serão bloqueadas 6 horas antes do início e 2 horas após os jogos.
A Radial Leste, junto ao túnel da Avenida Águia de Haia, será bloqueada ao tráfego em dias de jogos. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido Bairro serão desviados para o Túnel Águia de Haia nos jogos. O esquema coordenado pela CET prevê dois pontos de acesso local, nos quais será permitida a passagem por moradores do bairro previamente cadastrados.
Aeroportos
O Aeroporto de Guarulhos ganhou em maio um novo terminal de passageiros, com capacidade para receber até 12 milhões de pessoas por ano. Exclusivo para voos internacionais, o terminal opera com oito companhias aéreas. Uma fatia de 25% do tráfego internacional do aeroporto esta concentrado nesse terminal.
Na abertura do evento, no dia 12 de junho, e nos demais jogos realizados em São Paulo, a EMTU/SP oferecerá  a linha expressa “Airport Bus Service”, com embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos e desembarque na Arena de São Paulo, com saídas a cada 30 minutos - 7 horas antes e até 4 horas após as partidas. Os ônibus possuem ar-condicionado, poltronas estofadas e reclináveis. A viagem tem duração prevista de 30 minutos e tarifa de R$ 36,50 mais taxa de embarque de R$ 1,50.
Uma linha de ônibus suburbana oferecerá transporte entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a estação Tatuapé do Metrô. A viagem tem duração estimada de 55 minutos e tarifa de R$ 4,45. A partir do Aeroporto de Congonhas, a SPtrans (empresa que administra o transporte coletivo em São Paulo) opera a linha 609J-10  Aeroporto – Metrô São Judas (circular), com intervalo médio de 10 minutos e funcionamento durante todo o período do evento.
Táxi
Os táxis do ponto específico do Aeroporto de Guarulhos não podem cobrar taxa extra por corridas intermunicipais, como no caso do trajeto Aeroporto (na cidade de Guarulhos)-Arena Corinthians (na cidade de São Paulo). Já os táxis dos pontos de rua de Guarulhos podem, por lei, quando não houver retorno do usuário, acrescentar 50% ao valor total da corrida intermunicipal. Os táxis da cidade de São Paulo não podem cobrar a taxa de retorno (50%) de um trajeto intermunicipal quando a corrida for para o Aeroporto de Guarulhos.
Acessibilidade
Para chegar à Arena de São Paulo, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem solicitar o Serviço de Atendimento Especial (Atende), com transporte gratuito, porta a porta. Basta desembarcar na Estação Corinthians-Itaquera e se dirigir ao Terminal Urbano de Itaquera. O veículo do serviço Atende levará o usuário até a entrada do estádio. Para mais informações, consulte a página especial da Companhia de Engenharia e Tráfego  para a Copa-2014.

Banco Central lança aplicativo de celular para verificação de cédulas

O aplicativo Dinheiro Brasileiro foi lançado pelo Banco Central do Brasil, nesta quarta-feira (11),  para fornecer informações sobre os elementos de segurança do dinheiro, além de facilitar o reconhecimento das cédulas de Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros.
Disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store, o programa facilita ao usuário verificar as informações em caso de dúvida. Entretanto, o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas. 
Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o "Dinheiro Brasileiro" identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol. 
As cédulas do Real contêm diversos elementos de segurança de fácil identificação, por exemplo, o número escondido – numeral com o valor da nota – fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz. Já a marca-d’água revela o valor da nota e a imagem do respectivo animal. O alto-relevo pode ser sentido pelo tato em diversas áreas das notas.
Câmbio legal
Também foi lançada, pelo Banco Central, uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal (Google Play StoreApp Store) criado no ano passado.  A ferramenta para dispositivos móveis, além de localizar pontos de compra e venda de moeda estrangeira, conta com novas funcionalidades.
A partir de agora é possível consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O aplicativo também faz a conversão em mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações realizadas.
Fonte:
Banco Central 

Bagagem extraviada ou danificada? Veja o que fazer.

A empresa aérea  é responsável pela bagagem do passageiro desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento, portanto, qualquer problema como danificação, perda ou roubo de bagagem, o passageiro deve procurar a companhia, preferencialmente ainda na sala de desembarque, para reivindicar seus direitos. Veja abaixo o que fazer em cada caso:

Quem é responsável pela devolução da minha bagagem?
A companhia área deve devolver a bagagem ao passageiro nas mesmas condições nas quais foi despachada. Ao administrador aeroportuário cabe manter as esteiras e os equipamentos em funcionamento.
O que eu faço quando houver problemas com a devolução da minha bagagem?
Procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro.
A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro.
O que acontece se a bagagem for danificada?
Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até sete dias após a data de desembarque.
E nos casos de furto de bagagem?
Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro.
Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.
Onde reivindico meus direitos?
Ao comprar uma passagem, você estabelece com a empresa aérea um contrato de transporte. Portanto, caso se sentir prejudicado ou tiver seus direitos desrespeitados, dirija-se primeiro à empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. É possível, também, registrar reclamação contra a empresa aérea na Agência Nacional de Aviação civil (Anac), que analisará o fato e, caso constate o descumprimento de normas da aviação civil, poderá aplicar sanção administrativa à empresa.
A Anac pode me indenizar pelos problemas que tive?
Não. A Anac não é parte da relação de consumo firmada entre o passageiro e a empresa aérea e, por isso, não é possível buscar na Anac a indenização. Para reivindicar indenizações por danos morais e/ou materiais, consulte os órgãos de defesa do consumidor ou dirija-se ao Poder Judiciário.
Para exigir essas indenizações, é importante guardar o comprovante do cartão de embarque e os comprovantes dos gastos eventualmente realizados (alimentação, transporte, hospedagem e comunicação) ou os documentos relacionados à atividade profissional que seria cumprida no destino.