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Dados Abertos do Governo Brasileiro. Acesse o portal.

Portal Brasileiro de Dados Abertos, que disponibiliza informações públicas variadas como indicadores de educação e gastos governamentais, recebeu cerca de 210 mil acessos em 2013. O número foi divulgado hoje (24) pelo Ministério do Planejamento, que gerencia a página. De acordo com o órgão, as visitas superaram em 90% as registradas em 2012. O portal foi lançado em maio daquele ano.

De acordo com o ministério, o conjunto de dados mais acessado foi o Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv), que mostra as transferências voluntárias da União para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. As informações desse sistema específico foram baixadas 49.502 vezes em 2013. Os dados relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ficaram em segundo lugar, com cerca de 22 mil acessos. Em terceiro, veio a malha geométrica dos municípios brasileiros, mapa elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 15 mil visitas.

De acordo com o Planejamento, também se destacaram os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), inflação oficial medida pelo IBGE, e a destinação do lixo domiciliar, dados sobre distorção entre idade e série na educação básica e informações sobre população economicamente ativa por sexo.

As informações do portal estão disponíveis para todos utilizarem e distribuírem, sem restrições de licenças e patentes. A diferença entre o site e os portais de transparência é que os primeiros dão acesso somente aos gastos de órgãos públicos, enquanto as informações disponíveis no Dados Abertos abrangem qualquer assunto ou categoria.

Fonte: Agência Brasil

Programa Inglês sem Fronteiras abre 9.225 vagas

O Ministério da Educação vai ofertar 9.225 vagas em cursos presenciais de língua inglesa por meio do Programa Inglês sem Fronteiras. Os cursos serão ministrados em universidades federais e terão prioridade os estudantes que podem participar do Programa Ciências sem Fronteiras. As inscrições serão abertas às 12h do dia 31 de janeiro e encerram às 23h59 do dia 13 de fevereiro.

O candidato poderá se inscrever exclusivamente pela internet. A inscrição será confirmada por E-mail até o dia 17 de fevereiro. As aulas começam no dia 20 de fevereiro e os cursos terão a duração mínima de 30 dias e máxima de 120 dias. A carga horária presencial é de quatro aulas de uma hora, distribuídos em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada.

Podem se inscrever no processo seletivo alunos que atendam as seguintes condições: ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi); alunos participantes e ativos no curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas com até 48 horas de antecedência à inscrição junto ao NucLi; e alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos da carga horária de seu curso.

Para efeito de classificação, terão prioridade os candidatos que sejam alunos de graduação de cursos pertencentes às áreas do Programa Ciência sem Fronteiras, que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com média superior a 600 pontos, incluindo a redação, e que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso. Outros critérios de prioridade na classificação são o maior índice de rendimento acadêmico eser bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência.

A oferta de vagas está definida em edital da Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação, publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União


Fonte: Agência Brasil

Porque Planejar?


O mundo tem se transformado numa velocidade fantástica. Em função da globalização, um fato acontecido a milhares quilômetros de distância, pode afetar o mundo todo. Uma pergunta que devemos nos fazer é: Estamos preparados para estas mudanças e na velocidade em que elas acontecem? Temos que estar sintonizados com as necessidades do mercado, pois caso contrário, poderemos ficar fora dele e o retorno poderá ser muito difícil e caro.
Para que isto não aconteça, é necessário que tracemos nossos objetivos, a forma e as ações que utilizaremos para poder atingi-los. Podemos chamar este conjunto de “Planejamento Estratégico”, onde analisaremos nossa posição, onde queremos chegar, as nossas forças, as nossas fraquezas, as oportunidades que podem se apresentar como também tudo aquilo que pode nos ameaçar e afetar nossos planos. O planejamento estratégico, feito formalmente, cria uma sistemática, pela qual se pode avaliar o desempenho de uma organização e seus setores.

O que significa planejamento?

Planejamento é a alocação dos recursos disponíveis ou que poderão ser adquiridos, de forma organizada, por um período determinado, visando atingir as metas pré-  estabelecidas. É interessante que possamos visualizar neste planejamento, o curto, médio e longo prazo.

Porque devemos planejar?

Existe um ditado que diz: “Se não sabemos onde queremos ir, qualquer caminho é o correto”. Desta forma fica claro que se uma empresa pretende ser lucrativa e espera atingir um nível de excelência, deverá traçar seus objetivos como também qual será o plano de ação, a ser adotado, para atingi-los. Resultado não se alcança por acaso, com certeza é fruto de muito trabalho e esforço de todo o grupo envolvido.
Este modo de agir, podemos também aplicar em nossa vida pessoal, pois desta forma poderemos ter, mais claramente, o que podemos conquistar (objetivos) e o caminho que devemos seguir nesta conquista como também as pedras que poderemos encontrar e como fazer para removê-las (estratégia).

Controle

É muito importante e até podemos dizer vital, para o sucesso de nosso plano, que façamos o controle periódico dos resultados atingidos e se os mesmos estão de acordo com plano. O controle deve permitir que, possamos saber qual é posição, em um determinado momento, em relação ás metas estabelecidas. Correção de rota poderá ser adotada, caso venhamos notar que os resultados não estão de acordo com o esperado.


"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - PETER DRUCKER 


by JRMarçal

Inmetro regulamenta uso de cadeirinhas fixadas no banco de trás dos carros

Segundo o diretor de Avaliação de Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, a regulamentação para o uso do Isofix preenche uma lacuna no programa de certificação das cadeirinhas que, hoje, são presas no banco traseiro dos carros por meio do cinto de segurança. O sistema Isofix, no entanto, que consiste em travas nas cadeirinhas acopladas a ganchos, é considerado mais seguro.
“A vantagem é que, com o Isofix, é muito mais fácil e segura a fixação do que por meio do cinto de segurança. Essa é a grande diferença que levou a Europa e os Estados Unidos e, agora, o Brasil a adotar esse mecanismo”, explicou o diretor. Alfredo Lobo disse que, muitas vezes, no caso de cadeirinhas presas com o cinto, os pais prendem de forma errada, com risco para as crianças.
A partir da publicação do Inmetro, a expectativa é que empresas redesenhem modelos de cadeirinhas com o gancho e que aumente o número de  veículos com o Isofix. A barra de ferro com os ganchos no banco traseiro deve vir de fábrica e só está disponível em 5% dos veículos.“Certamente uma exigência legal será necessária, porque muda a concepção dos veículos”, disse o diretor
A inclusão do dispositivo como item obrigatório está em discussão no Senado, por meio de projeto de lei, e aguarda votação pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ). Aprovado, poderá ser exigido das montadoras. Para se antecipar, a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) discute a instalação do sistema. Porém, ainda não estimou o impacto da obrigatoriedade da oferta do dispositivo como item de fábrica.
Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que o número de mortes de crianças menores de dez anos no trânsito caiu 23% no Brasil em 2012, como reflexo da Lei da Cadeirinha. A legislação passou a exigir o uso de equipamento de segurança certificado pelo Inmetro para o transporte de crianças até sete anos, sempre nas cadeirinhas e no banco de trás.
Fonte: Agência Brasil

A Van do Tio na Logística Escolar - Veja alguns cuidados

Com a proximidade do reinício das aulas, muitos pais começam a procurar transporte escolar para garantir que os filhos cheguem ao colégio sem atraso e voltem para casa com tranquilidade. Antes de contratar o serviço, no entanto, é preciso verificar se o veículo tem autorização para transportar crianças e adolescentes e ficar atento aos itens de segurança.
Pedir referências a pais de outros estudantes e verificar se a escola tem indicação de motoristas que já fazem o transporte de outros alunos da instituição são alternativas. Ao encontrar um prestador de serviço, a primeira medida a ser observada é se o veículo tem autorização do Departamento de Trânsito (Detran) para fazer transporte escolar. Para obter a autorização, o veículo tem que passar por uma vistoria e são liberados apenas os que apresentam as condições adequadas e os itens de segurança necessários.
“Verificar se o veículo está autorizado é o primeiro passo para contratar. Se ele está autorizado, significa que passou por vistoria e está em condição de rodar. Com esse dado, sugerimos que os pais observem um ou dois dias o modo como o motorista dirige, o cuidado que tem com as crianças no momento do embarque e desembarque”, orienta o chefe do Núcleo de Operação Técnico do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Helder Athan.
A vistoria ocorre periodicamente, mas os pais também devem ficar atentos à conservação do veículo ao longo dos meses e a manutenção dos itens de segurança como a qualidade dos pneus, o funcionamento dos cintos de segurança, de faróis e lanternas, por exemplo.
Os pais podem verificar ainda se o motorista fez o curso de capacitação exigido para o transporte escolar. A informação consta na carteira de habilitação, que precisa ser da categoria D. “O pai deve ter a preocupação de saber quem está conduzindo e pedir que o condutor do veículo apresente a habilitação. No campo de observações, vai constar a indicação de habilitado escolar”, explica Helder Athan.
A negociação do contrato de prestação de serviço também merece atenção. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) tem uma cartilha com orientações para os pais e sugere que é importante ficar claro se haverá reajuste da mensalidade em caso de aumento de preço dos combustíveis. A cartinha sugere ainda negociar a melhor data para pagamento e discutir a inclusão de uma cláusula de multa por descumprimento de horários.

Fonte: Agencia Brasil