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Porque Planejar?


O mundo tem se transformado numa velocidade fantástica. Em função da globalização, um fato acontecido a milhares quilômetros de distância, pode afetar o mundo todo. Uma pergunta que devemos nos fazer é: Estamos preparados para estas mudanças e na velocidade em que elas acontecem? Temos que estar sintonizados com as necessidades do mercado, pois caso contrário, poderemos ficar fora dele e o retorno poderá ser muito difícil e caro.
Para que isto não aconteça, é necessário que tracemos nossos objetivos, a forma e as ações que utilizaremos para poder atingi-los. Podemos chamar este conjunto de “Planejamento Estratégico”, onde analisaremos nossa posição, onde queremos chegar, as nossas forças, as nossas fraquezas, as oportunidades que podem se apresentar como também tudo aquilo que pode nos ameaçar e afetar nossos planos. O planejamento estratégico, feito formalmente, cria uma sistemática, pela qual se pode avaliar o desempenho de uma organização e seus setores.

O que significa planejamento?

Planejamento é a alocação dos recursos disponíveis ou que poderão ser adquiridos, de forma organizada, por um período determinado, visando atingir as metas pré-  estabelecidas. É interessante que possamos visualizar neste planejamento, o curto, médio e longo prazo.

Porque devemos planejar?

Existe um ditado que diz: “Se não sabemos onde queremos ir, qualquer caminho é o correto”. Desta forma fica claro que se uma empresa pretende ser lucrativa e espera atingir um nível de excelência, deverá traçar seus objetivos como também qual será o plano de ação, a ser adotado, para atingi-los. Resultado não se alcança por acaso, com certeza é fruto de muito trabalho e esforço de todo o grupo envolvido.
Este modo de agir, podemos também aplicar em nossa vida pessoal, pois desta forma poderemos ter, mais claramente, o que podemos conquistar (objetivos) e o caminho que devemos seguir nesta conquista como também as pedras que poderemos encontrar e como fazer para removê-las (estratégia).

Controle

É muito importante e até podemos dizer vital, para o sucesso de nosso plano, que façamos o controle periódico dos resultados atingidos e se os mesmos estão de acordo com plano. O controle deve permitir que, possamos saber qual é posição, em um determinado momento, em relação ás metas estabelecidas. Correção de rota poderá ser adotada, caso venhamos notar que os resultados não estão de acordo com o esperado.


"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - PETER DRUCKER 


by JRMarçal

Inmetro regulamenta uso de cadeirinhas fixadas no banco de trás dos carros

Segundo o diretor de Avaliação de Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, a regulamentação para o uso do Isofix preenche uma lacuna no programa de certificação das cadeirinhas que, hoje, são presas no banco traseiro dos carros por meio do cinto de segurança. O sistema Isofix, no entanto, que consiste em travas nas cadeirinhas acopladas a ganchos, é considerado mais seguro.
“A vantagem é que, com o Isofix, é muito mais fácil e segura a fixação do que por meio do cinto de segurança. Essa é a grande diferença que levou a Europa e os Estados Unidos e, agora, o Brasil a adotar esse mecanismo”, explicou o diretor. Alfredo Lobo disse que, muitas vezes, no caso de cadeirinhas presas com o cinto, os pais prendem de forma errada, com risco para as crianças.
A partir da publicação do Inmetro, a expectativa é que empresas redesenhem modelos de cadeirinhas com o gancho e que aumente o número de  veículos com o Isofix. A barra de ferro com os ganchos no banco traseiro deve vir de fábrica e só está disponível em 5% dos veículos.“Certamente uma exigência legal será necessária, porque muda a concepção dos veículos”, disse o diretor
A inclusão do dispositivo como item obrigatório está em discussão no Senado, por meio de projeto de lei, e aguarda votação pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ). Aprovado, poderá ser exigido das montadoras. Para se antecipar, a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) discute a instalação do sistema. Porém, ainda não estimou o impacto da obrigatoriedade da oferta do dispositivo como item de fábrica.
Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que o número de mortes de crianças menores de dez anos no trânsito caiu 23% no Brasil em 2012, como reflexo da Lei da Cadeirinha. A legislação passou a exigir o uso de equipamento de segurança certificado pelo Inmetro para o transporte de crianças até sete anos, sempre nas cadeirinhas e no banco de trás.
Fonte: Agência Brasil

A Van do Tio na Logística Escolar - Veja alguns cuidados

Com a proximidade do reinício das aulas, muitos pais começam a procurar transporte escolar para garantir que os filhos cheguem ao colégio sem atraso e voltem para casa com tranquilidade. Antes de contratar o serviço, no entanto, é preciso verificar se o veículo tem autorização para transportar crianças e adolescentes e ficar atento aos itens de segurança.
Pedir referências a pais de outros estudantes e verificar se a escola tem indicação de motoristas que já fazem o transporte de outros alunos da instituição são alternativas. Ao encontrar um prestador de serviço, a primeira medida a ser observada é se o veículo tem autorização do Departamento de Trânsito (Detran) para fazer transporte escolar. Para obter a autorização, o veículo tem que passar por uma vistoria e são liberados apenas os que apresentam as condições adequadas e os itens de segurança necessários.
“Verificar se o veículo está autorizado é o primeiro passo para contratar. Se ele está autorizado, significa que passou por vistoria e está em condição de rodar. Com esse dado, sugerimos que os pais observem um ou dois dias o modo como o motorista dirige, o cuidado que tem com as crianças no momento do embarque e desembarque”, orienta o chefe do Núcleo de Operação Técnico do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Helder Athan.
A vistoria ocorre periodicamente, mas os pais também devem ficar atentos à conservação do veículo ao longo dos meses e a manutenção dos itens de segurança como a qualidade dos pneus, o funcionamento dos cintos de segurança, de faróis e lanternas, por exemplo.
Os pais podem verificar ainda se o motorista fez o curso de capacitação exigido para o transporte escolar. A informação consta na carteira de habilitação, que precisa ser da categoria D. “O pai deve ter a preocupação de saber quem está conduzindo e pedir que o condutor do veículo apresente a habilitação. No campo de observações, vai constar a indicação de habilitado escolar”, explica Helder Athan.
A negociação do contrato de prestação de serviço também merece atenção. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) tem uma cartilha com orientações para os pais e sugere que é importante ficar claro se haverá reajuste da mensalidade em caso de aumento de preço dos combustíveis. A cartinha sugere ainda negociar a melhor data para pagamento e discutir a inclusão de uma cláusula de multa por descumprimento de horários.

Fonte: Agencia Brasil

ProUni - Universidade para Todos 2014

Começam amanhã (13) as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) pela internet. Segundo o Ministério da Educação, o sistema estará aberto desde o início da manhã, mas não definiu horário. O prazo vai até as 23h59 da sexta-feira (17). A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro no site do programa, que vai publicar a segunda chamada no dia 3 de fevereiro.
O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.
Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada.
Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar com os documentos necessários.
Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar a documentação. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível online na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.
Veja abaixo o cronograma do Prouni
 


Inscrições
13 de janeiro a 17 de janeiro
Primeira chamada dos pré-selecionados
20 de janeiro
Comprovação das informações nas instituições
20 a 24 de janeiro
Matrícula da primeira chamada
20 a 29 de janeiro
Segunda chamada dos pré-selecionados
3 de fevereiro
Comprovação das informações nas instituições
3 a 6 de fevereiro
Matrícula da segunda chamada
3 a 10 de fevereiro
Adesão à lista de espera na internet
3 a 14 de fevereiro
Comprovação das informações da lista de espera
19 a 20 de fevereiro
Matrícula dos selecionados em lista de espera
21 a 26 de fevereiro



Fonte: Agência Brasil

FERIADOS 2014 - CALENDÁRIO OFICIAL

Em 2014, apenas cinco feriados cairão em dias úteisPortaria do Ministério do Planejamento, publicada hoje (6) no Diário Oficial da União, estabelece o calendário oficial de feriados para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.
As demais datas, este ano, serão em fins de semana. A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.
São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:
1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

Além desses, as datas comemorativas de credos e religiões, de caráter local ou regional, podem ser respeitadas, mediante autorização da chefia imediata do trabalho do servidor, para posterior compensação. Caberão aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Fonte: Agência Brasil